4 dicas para economizar no material gráfico da sua empresa.
Quando você receber um orçamento de uma gráfica, atente-se à 4 fatores que ajudarão você a economizar no seu material, são eles:
Papel
Existem vários tipos de papel, como o offset, couchê, sulfite, reciclato, entre outros. A troca deste pode contribuir pela redução do preço, por exemplo, quem se utiliza de reciclato, poderá substituir pelo papel sulfite, dependendo do seu objetivo).
Formato
Formas arrendondadas, com ponta, sem ponta, formatos especiais como triângulos, estrelas, entre outros implicam no custo do seu impresso, quanto mais fugir dos padrões de impressão mais caro o material fica (chamamos esse serviço de faca especial, que explicaremos em outro post).
Tamanho
Os tamanhos são diversos, mas os padrões são: A3 29,7x42cm; A4 21,1×29,7cm; A5 14,8x21cm; A6 10,5×14,8cm e cartões de visita 9x5cm. Esses tamanhos são os mais utilizados e econômicos na confecção do material impresso, se fugir disto implica no preço do mesmo.
Gramatura
A espessura do papel também afeta no preço da impressão. Por exemplo, cartão de visita geralmente é impresso na gramatura 250g, dependendo do seu gosto e objetivo final do material você pode optar por uma gramatura menor.
Lembrando que a alteração de algum destes fatores também pode alterar a percepção final do material impresso. Qualidade é indispensável, mas em tempos de crise…vamos economizar 😉